Redes Sociais:

Realização:

Organização:

Apoio Institucional:


Apoio Divulgação:

Clique aqui e faça o download do regulamento

Edição 2021 - Edição Brasileira

Regulamento

1.Organização

1.1 A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é uma competição internacional de matemática interclasses em formato colaborativo para estudantes do ensino fundamental e médio.

1.2 A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é a seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières criado em 1989 pela Académie de Strasbourg, juntamente com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e pelo IREM (Institut de Recherche sur l’Enseignement des Mathématiques) e é organizada pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, França.

1.3 No Brasil a OIMSF é organizada pela Rede POC International Education com apoio oficial da Embaixada da França, do Consulado Geral da França em São Paulo, do CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação, da Universidade Metodista de São Paulo e apoio para a divulgação do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

2. Objetivos

Os principais objetivos da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras são:

2.1 Aproximar os países estrangeiros através do estudo da Matemática.

2.2. Promover:

  • o interesse pela Matemática;
  • o uso de outros idiomas na solução de problemas matemáticos; e
  • a solução de problemas matemáticos através do trabalho colaborativo.

3. Participação

3.1 Podem participar qualquer estudante de escolas públicas e privadas brasileiras, matriculados regularmente no Ensino Fundamental (I e II) e no Ensino Médio (regular, suplência ou técnico) a partir do 4º. Ano do Ensino Fundamental I.

3.2 Cada classe (ou turma) pode participar com uma única equipe ou dividida em equipes menores.

3.3. É vedada a participação individual. . A competição deverá ser realizada em equipe com, no mínimo, 5 estudantes.

3.4. Não há limites para a quantidade de classes interessadas em participar por escola.

4. Inscrição

4.1 A inscrição deverá ser feita unicamente por meio da escola, a qual designará um professor como responsável pela olimpíada (professor-coordenador da OIMSF).

4.2 Será permitido apenas um professor-coordenador por escola.

4.3 A inscrição deverá ser realizada pelo site www.matematicasemfronteiras.org.

4.4 As inscrições poderão ser feitas até 10 de setembro de 2021 (6ª.feira).

4.5A inscrição É GRATUITA para escolas públicas (federais, estaduais ou municipais).

4.6Para contribuir com o custeio das despesas administrativas do projeto, solicita-se o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 399,00 para as escolas privadas. O valor da taxa é único por escola independente da quantidade de turmas ou estudantes participantes.

4.7 As escolas inscritas em 2020 estão automaticamente inscritas na edição da OIMSF de 2021.

5. As Provas

5.1 A olimpíada possui uma única fase e será realizada na própria escola em formato presencial ou remoto conforme escolha do professor em qualquer horário no período de 13 a 17 de setembro de 2021, em um único dia a ser escolhido pela escola. Caso exista algum impedimento para a aplicação no período indicado, a prova poderá ser realizada em data diferente mediante autorização da Coordenação da OIMSF no Brasil.

5.2 Orientações detalhadas para aplicação da prova (formato presencial ou remoto) serão enviadas no dia 31 de agosto de 2021.

5.3 As provas são dissertativas e deverão ser resolvidas em equipe sem o auxílio do professor.

5.4 As provas serão divididas em três níveis:

  • Básico – para os estudantes do 4º ao 6º. ano do Ensino Fundamental
  • Júnior – para os estudantes do 7º. ao 9º. anos do Ensino Fundamental
  • Sênior – para todas as séries do Ensino Médio

5.5 Números de questões:

  • Básico – 8 questões para todas as séries.
  • Júnior – 7º. e 8º. anos – 9 questões; 9º. Ano - 10 questões
  • Sênior – 1ª. série EM - 11 questões; 2ª. série – 12 questões; 3ª. série – 13 questões

5.6 Uma das questões terá seu enunciado em Língua Estrangeira (Espanhol, Francês e Inglês). A equipe deverá escolher um dos idiomas para redigir a solução.

5.7A prova deverá ter duração máxima de 120 minutos

5.8 Cada classe, turma ou equipe resolverá a prova em forma colaborativa tanto no formato presencial como remoto e deverá entregar uma única resolução para cada uma das questões.

5.9O professor-responsável pela OIMSF deverá organizar a estratégia de resolução da prova previamente em conjunto com os demais professores envolvidos e, principalmente, consultando os estudantes participantes.

5.10 Recomenda-se a leitura prévia do Guia do Professor que está disponível gratuitamente no site da olimpíada: http://www.matematicasemfronteiras.org/guiadoprofessor.pdf

5.11Os estudantes poderão utilizar apenas os seguintes materiais durante a prova:

  • lápis ou lapiseira
  • borracha
  • caneta azul ou preta
  • apontador
  • régua e esquadro
  • tesoura
  • anotações e livros de matemática
  • atlas geográfico
  • dicionários
  • fita adesiva
  • calculadora não-programável

5.12 É vedado qualquer contato com pessoas que não sejam os estudantes da classe ou equipe, o uso de qualquer equipamento ou o acesso a qualquer site não autorizado nas orientações da prova.

6. Aplicação da prova

6.1As provas serão enviadas por e-mail do dia 9 de setembro de 2021 (5ª. feira).

6.2 As provas deverão ser aplicadas no formato presencial ou remoto em apenas um dia no período de 13 a 17 de setembro de 2021 em qualquer horário.

6.3Os gabaritos serão enviados até 09h00 (horário de Brasília) no dia 14 de setembro de 2021 (terça-feira) para a seleção das melhores provas a serem enviadas para a banca nacional de correção.

6.4A escola participante deverá selecionar apenas uma prova por série/ano a qual será enviada por Sedex ou pela internet até 20 de setembro de 2021(6ª. feira) para a Coordenação da OIMSF no Brasil conforme orientações a serem enviadas oportunamente.

6.5Não serão aceitas as provas enviadas fora do prazo indicado.

6.6Tanto o gabarito como a prova oficial deverão ser mantidos em sigilo até 20 de novembro de 2021. A violação desta regra implicará em desclassificação da escola.

7. Resultado e premiação

7.1 Os resultados serão divulgados no site da OIMSF até o dia 22 de novembro de 2021.

7.2 As escolas com classes premiadas (medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa) receberão certificados de premiação em formato digital para os estudantes e professores via email.

7.3 As escolas com classes premiadas poderão solicitar medalhas para seus alunos, desde que contribuam com os custos de confecção e envio.

7.4Todas as escolas participantes receberão certificado de participação em formato digital via email.

8. Seleção para olimpíadas internacionais

8.1 As escolas com classes premiadas na edição 2021 da OIMSF serão convidadas a integrar a delegação brasileira para olimpíadas internacionais em 2022 a serem divulgadas oportunamente.