Redes Sociais:

Realização:

Organização:

Apoio Institucional:


Apoio Divulgação:

Clique aqui e faça o download do regulamento

Edição 2020 - Edição Brasileira

Regulamento

1.Organização

1.1 A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é uma competição internacional de matemática em equipe e interclasses para estudantes do ensino fundamental e médio.

1.2 A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é a seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières criado em 1989 pela Académie de Strasbourg, juntamente com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e pelo IREM (Institut de Recherche sur l'Enseignement des Mathématiques) e é organizada pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, França.

1.3No Brasil a OIMSF é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – com apoio oficial da Embaixada da França, do Consulado Geral da França em São Paulo, do CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação, da Universidade Metodista de São Paulo, do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (campus Bragança Paulista) e apoio para a divulgação do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

2. Objetivos

Os principais objetivos da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras são:

2.1. Aproximar:

  • os países estrangeiros através do estudo da Matemática
  • a Matemática e as Línguas Modernas

2.2. Promover:

  • o interesse pela Matemática e pelas Línguas Estrangeiras
  • o trabalho em equipe
  • o envolvimento do jovem na sua comunidade escolar
  • iniciativas centradas nos estudantes

3. Participação

3.1 Podem participar da OIMSF qualquer estudante de escolas públicas e privadas brasileiras, matriculados regularmente no Ensino Fundamental (I e II) e no Ensino Médio (regular, suplência ou técnico).

3.2 Cada classe participa como um único time.

3.3. Não há limites para a quantidade de classes interessadas em participar.

4. Inscrição

4.1 A inscrição deverá ser feita unicamente por meio da escola, a qual designará um professor como responsável pela olimpíada (professor-coordenador da OIMSF).

4.2 O responsável pela olimpíada deverá preencher a ficha de inscrição disponível no site www.matematicasemfronteiras.org.

4.3 As inscrições poderão ser feitas até dois (02) dias antes da data da prova mundial.

4.4 A inscrição É GRATUITA para escolas públicas (federais, estaduais ou municipais).

4.5 Para contribuir com o custeio das despesas administrativas do projeto, solicita-se o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 299,00 para as escolas privadas. O valor da taxa é único por escola independente da quantidade de turmas ou estudantes.

5. As Provas

5.1 A olimpíada possui uma única fase e será realizada na própria escola em qualquer horário em data a ser divulgada oportunamente. Caso exista algum impedimento para a aplicação na data indicada, a prova poderá ser realizada em data diferente mediante autorização da Coordenação da OIMSF no Brasil.

5.2 As provas são dissertativas e devem ser resolvidas em equipe por cada classe inscrita sem o auxílio do professor.

5.3 As provas serão divididas em três níveis:

  • Básico – para os estudantes do 4º ao 6º. ano do Ensino Fundamental
  • Júnior – para os estudantes do 7º. ao 9º. anos do Ensino Fundamental
  • Sênior – para todas as séries do Ensino Médio

5.4 Números de questões:

  • Básico – 8 questões para todas as séries.
  • Júnior – 7º. e 8º. anos – 9 questões; 9º. Ano - 10 questões
  • Sênior – 1ª. série EM - 11 questões; 2ª. série – 12 questões; 3ª. série – 13 questões

5.5 Uma das questões em todas as provas terá seu enunciado em Língua Estrangeira (Espanhol, Francês e Inglês), a ser escolhido pela classe e sua solução deverá ser apresentada no mesmo idioma estrangeiro escolhido.

5.6 Duração máxima: 90 minutos

5.7 Cada classe resolverá a prova em equipe e deverá entregar uma única resolução para cada uma das questões.

5.8 Cada classe discutirá previamente com seu professor de Matemática a sua organização para a resolução da prova.

5.9 Os estudantes poderão utilizar apenas os seguintes materiais durante a prova:

  • lápis ou lapiseira
  • borracha
  • caneta azul ou preta
  • apontador
  • régua e esquadro
  • tesoura
  • anotações e livros de matemática
  • atlas geográfico
  • dicionários
  • fita adesiva
  • calculadora não-programável

5.10 É terminantemente proibido qualquer contato com pessoas que não sejam os estudantes da classe, acesso à internet, assim como o uso de tablets, celulares ou qualquer outro aparelho de comunicação.

6. Aplicação da prova

6.1 As provas serão enviadas por e-mail cadastrado no processo de inscrição até dois dias antes da data da prova mundial a ser anunciada.

6.2 As provas deverão ser aplicadas em data a ser divulgada oportunamente.

6.3 Os gabaritos serão enviados até 09h (horário de Brasília) do dia posterior à data da prova mundial somente para o professor-coordenador (responsável pela inscrição) para a seleção das melhores provas a serem enviadas para a banca nacional de correção. As provas não deverão ser corrigidas na escola.

6.4 A escola participante deverá selecionar apenas uma prova por série/ano a qual será enviada por Sedex até seis (06) dias após a aplicação da prova para a Coordenação da OIMSF no Brasil.

6.5 Não serão aceitas as provas enviadas fora do prazo indicado.

6.6 Tanto o gabarito como a prova oficial deverão ser mantidos em sigilo até 30 de maio de 2020. Essa norma faz parte do acordo internacional da OIMSF. A violação dessa regra pode gerar penalidades graves para o país onde o fato ocorrer.

7. Correção e Pontuação

As provas selecionadas pelos professores-coordenadores das escolas inscritas e enviadas à Coordenação da OIMSF (Brasil) serão corrigidas por uma banca, coordenada pelo Departamento de Matemática da Universidade Metodista de São Paulo, a qual estabelecerá o critério de correção e pontuação. Serão avaliados principalmente o esforço, a criatividade e a profundidade das resoluções apresentadas.

8. Resultados e premiação

8.1 Os resultados serão divulgados no site da OIMSF em data a ser divulgada.

8.2 As escolas com classes premiadas (medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa) receberão certificados de premiação em formato digital para os estudantes e professores via email.

8.3 As escolas com classes premiadas poderão solicitar medalhas para seus alunos, desde que contribuam com os custos de confecção e envio.

8.4 Todas as escolas participantes receberão certificado de participação em formato digital via e-mail.

9. Seleção para olimpíadas internacionais

9.1 As escolas com classes premiadas na edição 2020 da OIMSF serão convidadas a integrar a delegação brasileira para as olimpíadas internacionais a serem divulgadas oportunamente.

9.2Os critérios de seleção serão definidos oportunamente pela Rede POC responsável exclusiva pela seleção dos estudantes brasileiros – e os detalhes serão fornecidos juntamente com os convites de participação.